sábado, 28 de fevereiro de 2009

"Roteiro Turístico do Mexilhão".

A Participação no Projeto Social "Roteiro Turístico do Mexilhão" foi de grande importância não só para minha formação, mas também para a comunidade de pescadores e maricultores que está usufruindo de um trabalho árduo e contínuo.

Pudemos organizar o local chamada de Fazenda Marinha de Mexilhões, na Praia da Cocanha na cidade de Caraguatatuba - S.P, como um novo Ponto Turístico do município.
Além de ser o 2º maior produtor de Mexilhões do país, o objetivo do projeto era fortalecer a MAPEC - Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha, proporcionar maior rentabilidade aos mesmos, valorizar a cultura caiçara e do próprio molusco, divulgar o Festival do Mexilhão que ocorre no mês de dezembro de cada ano, e atrair visitantes a conhecerem como é o dia a dia de um maricultor com um passeio até a fazenda marinha, o cultivo do marisco, as fases de desenvolvimento, curiosidades, a semeadura, a cuidadosa limpeza manual, a compra do molusco in natura e a parte de degustação nos quiosques mais próximos da praia.
Foram feitas diversas capacitações e encontros com alunos voluntários.
Visitas in loco, divulgação com turistas na praia, evento para crianças carentes do bairro do Massaguaçú, construção e pintura do deck flutuante, confecção de placas de sinalização do roteiro, e Roteiro Inaugural.
Na festiva do Roteiro Inaugural, estiveram presentes autoridades da cidade, da Bandeirante Energias do Brasil, jornais, revistas e emissora de tv publicaram matérias a respeito. Alunos do curso de Turismo da Uninove e professores trocaram experiências com alunos do UniMódulo e puderam fazer diversas comparações relevantes.
Tive a oportunidade em ministrar palestras e levar 10 alunos do Colégio AMA de Caraguá, a conhecer o projeto e as curiosidades da fazenda marinha. Foi sem dúvida uma experiência marcante.
Obrigado a UniSol e a UniMódulo por me proporcionar momento de grande alegria ao lado de pessoas que jamais esquecerei principalmente Adriana Fernandes e Profº Coord. do curso de Turismo da Uninove André Braun.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário